Todo projeto de construção residencial, comercial ou industrial conforme a legislação vigente de cada estado precisa nas suas edificações um documento AVCB que comprova que a construção possui condições de segurança para abandono em caso de pânico, acesso fácil para os integrantes do Corpo de Bombeiros, além de equipamentos para combate a incêndio.
O que esse documento da AVCB?
AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) é um documento que comprova que a construção esta dentro das conformidades de segurança e combate incêndio.
A importância desse documento protege o patrimônio como possibilita a contratação de seguro contra incêndio e evita problemas judiciais em caso de sinistro, escrituração de imóvel, regularização para sistema da ANVISA, ANPP (Agencia Nacional para Petróleo), Alvará de Funcionamento, Eventos temporário e etc.
O PSCIP Processo de Segurança Contra Incêndio e Pânico é a composição da documentação que contém informações sobre edificações e/ou áreas de risco de forma técnica apresentando medidas de segurança contra incêndio e pânico.
Esse projeto é apresentado a CBMMG para avaliação e aprovação em análise técnica.
Como conseguir o AVCB?
Para conseguir a AVCB é realizado através da INFOSCIP, Sistema de Informações do serviço de Segurança Contra Incêndio e Pânico Desenvolvido pela CBMMG apresentado no site do Corpo de Bombeiros.
É necessário providenciar diversas documentações para iniciar o processo, tais como, comprovante da data de construção da edificação, planta arquitetônica, entre diversos outros documentos solicitados.
Existe uma instrução apresentada no documento (INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 01 / 2017 – 8ª Edição) que você pode visualizar aqui.
Precisa renovar a AVCB?
O AVCB tem validade de 3 (três) anos para os locais de reunião de público e 5 (cinco) anos para as demais ocupações ou caso exista uma modificação na construção a solicitação de uma nova avaliação.
Porque é importante um especialista na formulação do projeto de segurança?
De acordo com a “Lei Estadual nº 14.130/2001 e Decreto Estadual nº 46.595/2014, toda edificação destinada ao uso coletivo deve ser regularizado junto ao Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais CBMMG”
Com o auxílio do especialista a elaboração e execução do projeto tem maior aprovação já que se adequá sem ocorrer erros ou risco de reprovação. Essa vantagem também se estende na economia e agilidade do projeto.
É possível agilizar esse documento? Como?
Sim, existe a possibilidade com a ajuda de uma consultoria especializada, que dará andamento no planejamento e execução do projeto, além de auxiliar nas documentações solicitadas.
Existe risco de reprovação? Se reprovado qual o custo disso?
O bombeiro emitirá um comunicado com todas as adequações necessárias e estipulando um prazo para corrigir a planta aprovada.
É muito importante a planta ser protocolada no prazo estipulado pelos bombeiros e caso seja inviável atender ao prazo, é indicado o requerente solicitar dilação de prazo até cumprir as exigências.
Esse procedimento se repete até a planta ser aprovado e liberado execução.
No caso da reprovação os bombeiros informarão as mudanças que deveram existir no projeto, é importante que tenha a planta para editar antes de executar o projeto para diminuir os custos do retrabalho.
Os custos causado pela reprovação pode variar desta reestruturação da planta como do projeto da obra executado.
Como a TRIAMOM pode me ajudar com a AVCB?
A TRIAMOM é especializada na aprovação com a AVCB prestando consultoria que ajudará a alcançar a melhor performance do projeto em tempo ágil e economia, atendendo todas as exigências estabelecidas pelo decreto estadual.
A TRIAMOM tem mais de 30 anos no mercado, comprovando em sua experiência a capacitação e a participação de vários projetos de pequeno e grande porte.
Assim você pode contar com uma consultoria qualificada que vai auxiliar desda da orientação das documentações exigidas como na criação do projeto e execução dele.
Conclusão
Se a sua urgência é grande para a aprovação do projeto, considero contar com a ajuda de um especialista que vai auxiliar em todo o processo da validação. O prazo será mais ágil e sem risco de reprovação.